sexta-feira, dezembro 28, 2012

Aprendizagem e o Layout da Sala de Aula Tradicional

Por Barbara Prado

Este texto pretende chamar a atenção para a importância da arquitetura da sala de aula e o processo de ensino e aprendizagem. O desenho da sala de aula que identificamos aqui como tradicional foi concebida (ao longo do tempo) conforme um modelo didático de transmissão cultural e controle social.




Foto: Denis Ferreira Netto/Estadão-utilizada aqui pedagógicamente

Descrição do layout da sala de aula tradicional.
Fileiras sucessivas, quadro a frente, professor/a circulando entre o bloco de carteiras e o quadro de giz. Iluminação natural predominante à direita, privilegiando a escrita destra.
Cada carteira é o microcosmos do aluno, que atua passivamente no processo da transmissão cultural. A posição de várias cadeiras voltadas para um quadro e uma mesa de professor, essa às vezes sobre um tablado elevado.
A cultura é dada no sentido - mídias - alunos, sendo o professor a mídia principal.
A porta de entrada da sala em geral fica na lateral em frente ao setor do professor/o, que tem como função o controle do ingresso.
A visão através das janelas é situada acima da altura da cabeça dos estudantes sentados, para controle de atenção. Sob tais condições arquitetônicas e ergonômicas, esperava-se que o aluno tivesse bons resultados cognitivos e uma aprendizagem eficiente e criativa.
A sala de aula tradicional ainda é muito utilizada para o ensino em massa.

Concebida por muitos arquitetos, essas salas, acabam por valorizar a autoridade e não o indivíduo, já que nos incentivam a ouvir e obedecer, ao invés de estimular a capacidade de raciocínio, de questionamento, de convívio, de liderança, e a capacidade de trabalhar em grupos, capacidades estas indispensáveis para que o aluno no futuro tenha sucesso no mercado de trabalho (MIRANDA, 2009).

Considerando-se os diversos métodos de ensino/aprendizagem, podemos concluir que o projeto da sala de aula está diretamente relacionado a tal metodologia.


Comparando alguns métodos da figura acima, nota-se que a sala tem tudo a ver com o método de ensino/aprendizagem esperado e que um mesmo layout pode não atender a todos os métodos.

Quer citar este blog? 


PRADO, Barbara Irene Wasinski. Aprendizagem e o Layout da Sala de Aula Tradicional. Blog Paisagens. Disponível em: http://basiaprado.blogspot.com.br/2012/12/   Acessado em: ( aí você aplica a data em que leu o blog)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine!